Minha lista de blogs

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

BARRAS QUE VALE


POR GERMANO FILHO, carnavalesco e professor.

        Deparei-me com um problema que me fez refletir: o poder do Poder Judiciário. A tentativa de fazer valer a Lei do Trânsito nos pequenos municípios leva a outro problema ainda maior: o desvio de funções.
        Aqui, em Barras, as autoridades judiciárias iniciaram uma verdadeira caçada aos condutores irregulares de veículos automotores. Antes mesmo de se discutir a municipalização do trânsito, a organização do tráfego nas ruas centrais da cidade, muito parecido com o caótico trânsito indiano.
        A Promotoria Pública e o Juizado da Terra dos Governadores resolveram enfrentar o problema energicamente. Esqueceram-se dos elementos sociais e culturais envolvidos na questão. Assombram com as medidas os mais humildes. Tiram do policiamento ostensivo, militares que poderiam combater os traficantes e suas bocas de fumo. Carros e principalmente motos são apreendidos e levados para o pátio do Batalhão de Polícia, da delegacia e do CIRETRAN. Condutores são chamados à verdade.
         Tudo muito simples: a Lei é para todos! As questões sociais para poucos. O valor de uma habilitação em Barras e, consequentemente, no Piauí é uma fortuna. O emplacamento e todos os impostos é outra aberração. Quais as ações movidas pelo Judiciário contra esse estado de coisas? O ônus dessa operação de Barras é pago com nossos impostos. O Povo é quem paga tudo. Esse mesmo Povo que não tem direito à justiça, luta por cidadania e segurança pública. Com a palavra os Senhores (as) da LEI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário